26 de nov. de 2018

AULA PRATICA - HARAS SAGRADA FÁMILIA


Na tarde do dia 24/11/2018 ocorreu uma aula prática para a turmas do 8º período noturno de Medicina Veterinária, coordenada pela professora Paula Batista de Alvarenga. Ao chegarem ao Haras os alunos foram recepcionados pelo proprietário e Médico Veterinário responsável Rodrigo, que lhes apresentou os serviços oferecidos pelo haras, os quais envolvem a hospedagem de animais, doma, treinamento para as diversas modalidades esportivas que acontecem na região, aulas de equitação, cursos e central reprodutiva. 



Feito isso, acompanhou os alunos por todos os setores da propriedade: apresentando-lhes as instalações, os animais alojados, o manejo dispensado à cada categoria animal (garanhão, doadoras de embriões, receptoras de embriões e potros), o manejo nutricional, bem como a sala de armazenamento de ração. O proprietário relatou que após introdução de um alimento completo disponível no mercado, o qual contém volumoso e concentrado já misturados e extrusado que substitui totalmente a dieta convencional utilizada para equinos, observou redução da incidência de cólicas. Além disso houve melhora no manejo geral da propriedade, uma vez que a área dispensada para o armazenamento de alimentos reduziu consideravelmente. Segundo o proprietário, até o aspecto das fezes dos animais apresentou melhora significativa, o que permite tempo maior de uso da cama, reduzindo custos com a manutenção da cama e facilitando o manejo de limpeza das baias. Como manejo reprodutivo, são utilizadas a inseminação artificial e a transferência de embriões. Segundo o proprietário, por estação de monta, são produzidos cerca de cinco embriões dos animais do próprio haras e outros cinco de clientes que alojam seus animais no haras. Os alunos acompanharam o manejo de avaliação do trato reprodutivo de duas éguas por ultrassonografia, em que o Médico Veterinário lhes apresentou imagens da condição uterina e ovariana da égua. Neste sentido, os alunos puderam fazer o reconhecimento de estruturas via imagens. Quanto às instalações, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar dois tipos de baias, uma em que os animais ficam isolados e mantêm contato visual com outros animais somente quando projetam a cabeça para a parte externa, e outra, totalmente aberta, separada por madeira e eletricidade, na qual os animais mantêm contato visual e eventualmente, contato físico uns com os outros. Esta observação foi fundamental para despertar no grupo uma avaliação crítica das vantagens e desvantagens de cada uma das baias. Agradecemos ao Paulo Garcia Junior por receber os alunos da UNIPAC Uberlândia e apresentar a sua propriedade com tanto carinho e atenção.