18 de fev. de 2020

Você sabe o que são zoonoses e arboviroses?



Você sabe o que são zoonoses e arboviroses? O CFMV inicia hoje uma série explicativa sobre essas doenças e apresenta o selo Saúde Única, que vai identificar as publicações sobre o tema.
No primeiro texto, o médico-veterinário Nélio Morais, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV), explica que zoonoses são transmitidas naturalmente entre os animais e o homem, podendo ser causadas por protozoários, vírus e bactérias, entre outros; já as arboviroses são zoonoses causadas por arborvírus e transmitidas por insetos e aracnídeos*.
Raiva, leishmaniose, esporotricose, tuberculose e mormo são alguns exemplos de zoonoses. Já a febre amarela, a dengue e a Zika são classificadas como arboviroses.

👉Quer saber mais? Acompanhe a série no #PortalCFMVhttps://bit.ly/2UUsK1k

*Atualização: após alguns questionamentos, a Comissão Nacional de Saúde Pública do CFMV informa: "Já foi comprovado o papel dos aracnídeos (carrapatos) na transmissão de algumas arboviroses em varios países do mundo. No Brasil, vários estudos identificaram a presença de agentes virais e zoonóticos nos carrapatos, porém, ainda não foi estabelecida sua participação e importância epidemiológica no ciclo de transmissão".