8 de ago. de 2012

Brucelose e Tuberculose: Habilitação


"Habilitação de Médicos Veterinários"
Para habilitação no Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), os médicos veterinários precisam, obrigatoriamente, ser aprovados em treinamento previamente reconhecido. Os cursos têm o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais e, sobretudo, padronizar as ações sanitárias.
O médico veterinário que tiver interesse na habilitação para execução de atividades doPNCEBT deve atuar obrigatoriamente no setor privado. Porém, precisa preencher alguns requisitos, como ser inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária dos estados, dispor de infraestrutura e material adequado para executar os testes de diagnóstico e ser aprovado no Curso de Treinamento em Métodos de Diagnósticos e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis. Este curso é ministrado por instituições de ensino ou de pesquisa veterinária reconhecidos pelo Mapa.
Para atuar na vacinação contra brucelose, como responsável técnico, não é necessária a habilitação. O médico veterinário deve apenas se cadastrar na unidade local do serviço oficial de defesa sanitária animal do estado e fornecer as informações solicitadas pelo serviço.

Instituições reconhecidas pelo MAPA para ministrar o curso de habilitação: [AQUI]